Conceito de Simbolos Góticos

Os símbolos são usados para representar uma mensagem, crença, ou até uma religião em si. A própria palavra simbologia é definida por “ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos”, ou seja a simbologia trata da interpretação dos símbolos, independente de origem, ou se é usada para representar o mal, ou o bem. Algumas religiões ou crenças usam os símbolos para representar a sua ideologia. Como se pode notar, os símbolos além de representar, eles identificam as pessoas de acordo com as suas crenças e costumes. A cultura gótica é dona de muitos símbolos e significados. Para os góticos, cada detalhe, cada elemento da natureza e cada entidade significa alguma coisa diferente e poderosa. Pode ser energia, deuses, ou várias outras coisas. De certo modo, os talismãs e símbolos utilizados pelos góticos surgiram de religiões e filosofias antigas, muitas consideradas obscuras. A maioria deles teve a sua origem no Oriente e todos com significados filosóficos, míticos e espirituais. Provavelmente, pelo facto da cultura gótica não pertencer a nenhuma religião e admirar essas filosofias. Entretanto, é bom lembrar que isso não é uma regra. Acima do significado religioso há o valor simbólico que esses objectos carregam. Símbolos góticos, com todo seu requinte, costumam ser muito bonitos e misteriosos: borboletas, pentagramas, adagas, dragões, cruzes e crucifixos, entre outros. Alguns outros símbolos góticos também são as espadas antigas e athamas. 

Lista de Simbolos Góticos:

Cruz Gótica

 Acredita-se que a crucificação de Jesus desempenhou um papel central na humanidade para remover seus pecados, e eles consideram a cruz como um sinal de socorro, uma vez que de acordo com a Igreja Católica, esse é um símbolo sagrado de Deus. Este cruzamento é um poste vertical com um feixe horizontal curta acima do centro.

 

 

Pentagrama
Foi muito usado pelos góticos e wiccas. No começo, o seu significado era associado à verdade implícita do misticismo religioso e do trabalho do Criador.
Simboliza o Homem Integral (de braços e pernas abertos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência. Simboliza evolução. É usado para protecção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos.
As cinco pontas representam o ar, a água, a terra, o fogo e o espírito.

 

Cruz Ansata ou Ankh
Com seu formato cruciforme, tem origem egípcia. Muitos vêem-no como uma representação do útero, com seu topo arredondado, símbolo da fertilidade. Outros o ligam ao conceito de vida eterna. Era usado por Ísis, viúva e irmã de Osíris, guardiã e deusa da mágica e da morte que, também, possuía o poder de ressurreição. Também chamado de Chave do Nilo, o Ank tinha uma importância mítica muito interessante, onde representava as cheias periódicas do rio Nilo, fundamentais na sobrevivência dos povos egípcios.

 
Heartagrama
É a mistura do coração e um pentagrama, não há uma tradução para o português. Heartagram significa "forma extrema e intensa" que é o tema da maioria das músicas da banda, além de ser seu símbolo. O significado do símbolo é a vida e a morte, o amor e o ódio. O "Heartagram" é a marca registrada do HIM, criado por Ville Valo no dia de seu 20° aniversário. Valo disse que o Heartagram representa o HIM, como banda, como uma entidade e o 'love metal' em geral".
  
Baphomet
Acredita-se que o Baphomet contenha a natureza dualística da vida e os aspectos masculinos e femininos da criação, portanto "como o andrógino de Khunrath" (como dizia Lévi). A imagem está sentada sobre uma esfera, o mundo; um braço masculino, um feminino, formando um sinal de hermetismo, com os braços e os seios de uma mulher representando a humanidade; o objeto fálico (homem) envolto por duas cobras, uma branca outra negra (a mulher e a tentação), seu colo simboliza a vida eterna da humanidade e o arco (apenas visível a metade) a entrada do útero. Um braço que aponta o "caminho do céu" enquanto o outro aponta para baixo, ou "caminho do inferno", ou ainda, talvez uma representação do axioma hermético simétrico "assim como para cima ou para baixo". A ilustração também mostra o braço direito (certo) apontando para uma lua crescente (haverá luz, a próxima fase seria uma lua cheia) branca de Chesed e o outro esquerdo (errado) para uma lua minguante (haverá escuridão, a próxima fase, lua nova) escura para baixo, ou para o negro de Geburah, expressando a perfeita harmonia da clemência com a justiça. Ou ainda, uma representação simétrica inversa das fases da Lua que também poderia representar a dualidade do bem e do mal, o certo (para cima) e o errado (para baixo). O archote entre os chifres significa a chama da inteligência, também a mágica luz do equilíbrio universal, a alma acima da matéria ou acima de tudo ou ainda, a luz espiritual acima da justiça. No braço direito está escrito SOLVE (resolva, do verbo "resolver", do latim "solvere" ), mas aqui Levi usa um duplo sentido, pois "solve" também poderá ser "solução", no sentido de mistura alquímica ou "dissolver". No esquerdo COAGULA ou "coagular" (solidificar), isto é, impossível de resolver ou ainda "de voltar atrás", ou o arrependimento eterno diante do erro cometido.
 http://motherspirit1.files.wordpress.com/2011/05/baphomet.png 
Hexagrama
A Estrela de 6 pontas – Hexagrama simboliza protecção. É usado como talismã de protecção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está à cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.
  
Cruz Tau
É uma cruz no formato de um “T” que adquiriu este nome da letra correspondente no alfabeto Grego. Esta cruz tem uma ampla extensão de significados simbólicos. Um dos mais comuns é ser um sinal de inocência. É um sinal de universalidade da salvação e é o símbolo da conversão contínua.
  
Martelo de Thor
Chamado Mjölnir era um martelo de guerra mágico usado por Thor. Thor é um deus, representando a força da natureza (trovão) na Mitologia nórdica produzindo raios com o seu martelo Mjolnir. Mjolnir nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. O martelo é o símbolo da força para os nórdicos, e acredita-se que quem carrega um martelo consigo terá força e boa sorte. Os atiradores de martelos tinham costume de levar um pingente em forma de Mjölnir para as competições e batalhas, acreditando que Thor iria ajudá-los.

 
 
Yin-Yang
É o símbolo do Taoísmo, uma das mais conhecidas religiões dharmicas.
Um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yangh). Cada metade tem também um pequeno círculo da cor oposta, ou seja, a metade branca tem um círculo negro e a negra tem um círculo branco. Esse símbolo representa o equilíbrio das forças positivas e negativas do universo: a metade negra representa o negativo, o escuro, a nocturno e o feminino e a metade branca representa o suave, o iluminado, o diurno e o masculino. O círculo menor representa a presença de cada um no outro.

 
Olho de Hórus
Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egipto Antigo, que significa protecção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egipto em todas as épocas. Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre a sua cabeça.
Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.
  
Cruz Invertida
A Cruz Invertida é a Cruz de São Pedro.
"A origem deste símbolo original da tradição Católica que diz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser crucificado da mesma maneira que Cristo (com os pés para baixo). Porém um satanista e bruxo do século XX, muito famoso, Aleister Crowley "acreditava que esta cruz era símbolo de Graça invertida, ou afastamento da graça de Cristo. Consequentemente, este símbolo tornou-se bastante popular entre os artistas de black metal e as suas variações e também death metal e as suas variações." Portanto, foi Crowley quem usou a cruz invertida com propósitos Satanistas.
  
Agora,Só Tirar A Sua Conclução

Comentários:

Postar um comentário

 
Spirit Of Gothic © Copyright | Template By Mundo Blogger |