Nietzsche e o Sofrimento

Sofrimento, o que é o sofrimento? O que significa sofrer? Para muitos, nos dias de hoje, o sofrimento é uma coisa ruim, que deveria ser banida de nossas vidas; algo que é proporcionado apenas a alguns poucos fracos. Muitos filósofos tentaram reduzir nosso sofrimento, oferecendo conselhos de como amenizar nossa dor, confortando-nos; e religiões, como o cristianismo, que se propõem a oferecer consolo aos seus fiéis. O sofrimento é visto como um sentimento que causa dor, desolação, angústia, falta de autoconfiança. Mas, quem disse que esses sentimentos são necessariamente ruins? Segundo o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), sofrer significa muito mais do que isso. O sofrimento, na filosofia nietzscheana, ao contrário da opinião popular, é algo vantajoso na vida. Sem sofrimento não há vitória, não há sucesso. Embora muitos imaginem o sucesso como fácil e natural para algumas pessoas, na visão de Nietzsche não existe um caminho reto até o topo. "Não falem de dons ou talentos inatos.” ele escreveu. “Podemos listar muitas figuras importantes que não tinham talento, mas conquistaram seu mérito e transformaram-se em gênios. Elas fizeram isso superando dificuldades."Como diz a famosa frase de Nietzsche: “Aquilo que não causa minha morte, torna-me mais forte”. Esta citação resume bem a visão de Nietzsche sobre o sofrimento. Mas, não basta sofrer, pois, se assim fosse, todos seríamos felizes; todos passam por dificuldades na vida e nem por isso são felizes, ou deixam de passar por grandes dificuldades. A questão é como encaramos o sofrimento, as dificuldades, os fracassos. Para definir metaforicamente sua visão, Nietzsche diz que devemos nos espelhar nos jardineiros. Um jardineiro depara-se com plantas cujas raízes são horríveis, monstruosas, mas o resultado que se obtém delas é sublime! Não há uma bela flor que não tenha uma raiz horrorosa. E é assim que devemos nos comportar, transformando a dor e o sofrimento (a raiz horrorosa), em algo belo (a flor), e proveitoso para nossas vidas.
Nietzsche não se dedicou apenas à reflexão das melhores reações aos problemas, mas também refletiu sobre quais seriam as mais desastrosas. E concluiu que uma das piores era afogar as mágoas. Era contra qualquer forma de consolação e conforto, pois isto amenizaria o efeito positivo da superação. Por conta disso, tinha horror a bebidas alcoólicas. Ele diz: "Os espíritos mais elevados devem se abster da bebida. A água basta". [O termo “espírito” nada tem a ver com a espiritualidade religiosa; por “espíritos mais elevados” compreendem-se pessoas intelectuais.] Criticava também as religiões, em especial o cristianismo; afirmava que ir à igreja era o mesmo que ir ao bar. Existem nítidas diferenças entre uma igreja e um bar, mas o que Nietzsche quer demonstrar é que o tipo de consolo oferecido em ambos é o mesmo. Ao entrar numa igreja, você pode sair sentindo-se melhor, mas sua situação continua a mesma, além de amenizar o, já citado, efeito positivo da superação de uma dificuldade. A religião cristã chega a tal ponto que desdenha o desejo, fazendo deste algo ruim e que deve ser evitado. Nietzsche viveu com pouquíssimo dinheiro, além de ter de superar dificuldades, tanto físicas quanto mentais, ao longo de sua vida. Mas não tinha o mesmo comportamento que criticava nos religiosos. Ao contrário, desejava uma saúde melhor, e melhores condições financeiras. E era justamente essa sinceridade que esperava deles.
Segundo a filosofia nietzscheana, as dificuldades que passamos constantemente, nos dão pistas do que pode estar errado em nossas vidas, se observados e refletidos de modo adequado, e podem apontar o melhor caminho para torná-la melhor.
Como demonstrei neste artigo, Nietzsche analisou o sofrimento como um todo, não apenas refletindo sobre as melhores reações, mas também as piores. Por este motivo, pode-se dizer que Nietzsche tenha sido o único filósofo a se debruçar seriamente sobre o assunto, refletindo sobre como devemos encarar nossos fracassos e dificuldades, ao invés de apenas nos fornecer uma filosofia consoladora.
Fonte

Comentários:

Postar um comentário

 
Spirit Of Gothic © Copyright | Template By Mundo Blogger |